sábado, 31 de dezembro de 2016

Novo Video - Gol no Racha Tarumã


Fiz um compilado de vários videos que eu tinha do Gol no Racha Tarumã, a resolução é baixa, mas é o que se tinha na época, o que vale é a diversão.

Espero que gostem, =D



Abraço,
Paulo.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Lixamento e Polimento Paralamas - Gol (O dia que meu coração quase parou... : )


Quando a gente é guri, tem muita coisa que a gente faz e não se orgulha, hoje relato uma delas.

O ano era 2005, não lembro exatamente o mês, mas lembro que eu queria deixar o carro brilhando o máximo possível, participava de alguns fóruns na época, e peguei algumas dicas sobre como fazer um polimento profissional no carro.

Lembro de uma dica que começava com "...você vai usar uma lixa dágua 1200 e borrifando água, passar na pintura..", não li o resto na hora, só pensei "Pintura Perfeita, aí vou eu!!".

Comprei uma lixa dágua 1200, um borrifador de água e fui para a ação, cortei a lixa em quadrados pequenos, 6cmX4cm, e ia fazendo os movimentos circulares por toda a peça, afinal é assim que se encera o carro certo??! sempre borrifando bastante água para não arranhar.. ótimo, fiz um lado e parti para o outro.. então voltei para o lado do motorista e...




Me faltou ar, acho que meu coração parou de bater por alguns segundos, QUE CAGADA QUE EU FIZ, VOU TER QUE REPINTAR O CARRO!! Depois do choque, comecei lentamente a pensar e resolvi ler o resto do tópico da dica especial de passar a lixa 1200 no carro, lá o colega indicava, mas a frente no texto, "não passar a lixa em movimentos circulares de forma alguma", "fazer o lixamento em etapas para não retirar muito material" e após o lixamento "utilizar politriz para trazer o brilho de volta"..

Posso dizer o seguinte, eu não tinha politriz e tive que usar muito braço e massa de polir para recuperar esse erro.. porém se eu disser que cansei o braço na hora fazendo eu estaria mentindo, porque meu desespero foi tão grande que eu poli como um retardado até que o brilho voltasse e pudesse respirar novamente...




O resultado ficou ótimo, a dica era quente e correta, mas eu devia ter lido tudo antes de começar.

Então aqui fica aqui a dica deste post, só comece a fazer algo no seu carro depois de ter certeza que você leu e sabe como deve ser feito TODO o processo e que você tem TODAS as ferramentas que precisa, caso contrário, a chance de você ter que gastar mais $$ do que planejado é alta, ou pior, você pode se machucar de verdade.

Fico por aqui neste post sobre o Gol e no próximo vou falar mais um pouco sobre lixamento, mas nesta próxima vez dos faróis do carro, serviço que fiz e que ficou excelente.

Abraço, 

Paulo


quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Pintura Latas do Motor - Brasilia


Depois de limpar os carburadores, comprar um alternador novo para trocar pelo dínamo que se entregou, fazer o espelhamento da pintura, eu precisava dar uma renovada no cofre da Brasilia que além de sujo estava com as latas bem sofridas pela ação do tempo e vida do carro.

Comecei o processo fazendo as desmontagem completa das latas para avaliar se seria preciso trocar alguma e saber como eu iria fazer a preparação para a pintura.


Bastante sujeira no cofre...



Sem as latas de refrigeração do motor 


Latas fora do carro, precisei trocar as inferiores, pois estavam muito amassadas e com alguns encaixes quebrados...


Já tinha sido pintada de prata, depois de preta e por fim muito da tinta tinha saído.. 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Troca Cabeçote Motor - KA


Bom, como falei em um post anterior, o Ka estava com um barulho de batida de válvulas meio alto, fiz a regulagem porém mesmo amenizando o barulho, ele ainda permaneceu. Como o carro estava fumando logo que ligava, resolvi tirar o cabeçote e mandar para a retifica.

Vamos a algumas imagens do desmonte, vale aqui fazer um alerta, não esqueça de calçar o motor antes de soltar o suporte do motor que fica no cabeçote, eu quase esqueci, ia dar problema.


Eixo e balancins limpinhos, serviço que fiz e esta registrado aqui no blog...



Carbonização na face dos pistões, porém felizmente a parede dos cilindros não tinha nenhum arranhado profundo, somente marcas de brunimento.


Cabeçote bem sujo..


... e carbonizado...


MUITO carbonizado...


Pelo que parece o óleo estava descendo pelas haste da válvula.. a


Mandei o cabeçote para orçamento na retífica e a notícia ruim veio, o cabeçote não tinha salvação, havia trinca entre válvulas, na sede, de dois cilindros, que pelo que me disseram (e pesquisei na internet). Além disso tinha uma folga bem grande nas guias de válvula.

Solução: comprar outro.

Comprei um cabeçote retificado pelo Mercado Livre, o vendedor demorou para enviar, principalmente porque pelo entendi ele não tem em estoque, retifica o cabeçote no momento que faz a venda, não culpo o cara.

O novo cabeçote chegou muito limpo e pelo visto bem feito.. vamos agora as imagens da montagem.












A montagem ocorreu sem imprevistos, fiz os apertos seguindo um manual técnico do Ka, o carro ligou sem problemas, soltou um pouco de fumaça na primeira partida, mas o ruido parece que se resolveu, quero usar o carro mais alguns dias para dar meu parecer final e ver como ficou.

Por este post é isto, para o próximo post do Ka vou salvar imagens do manual técnico que tenho, porque achei muito pouco material sobre o motor Endura pela internet.

Abraço a todos!

Paulo

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Troca do Radiador e Bomba Dagua - Gol


Neste post vou falar um pouco e mostrar fotos sobre o processo da troca de bomba dágua e do radiador que fiz no Gol.

Os serviços foram executados em datas diferentes, mas resolvi colocar no mesmo post já que são relacionados.

Primeiro vamos falar com a bomba dágua, um item que querendo ou não tem vida útil. Uma coisa que prejudica a bomba dágua, é o acumulo de ferrugem no sistema de arrefecimento, causado por diversos fatores, entre eles completar o reservatório com água da torneira. Eu aprendi isto por experiência, minha infelizmente.

Esta mesma ferrugem ocasiona problemas de entupimento e desgaste no radiador, chegando a ponto de fura o radiador e causar vazamentos.

Mas o que aconteceu com o Gol? Bom, a bomba dágua foi trocada antes do radiador, troquei ela porque o rolamento selado que ela possui estava com uma folga grande e isso causou um desgaste do eixo do bomba, que por sua vez fazia um barulho de carro velho incrível.

A troca da bomba dágua é relativamente simples, é preciso tirar a correia Poli-V, a polia do virabrequim que toca a correia Poli-V e a capa de plastico que protege a correia dentada, soltei ainda o compressor da direção hidráulica e  recomendo seriamente que tirem o radiador e capas de direcionamento de ar também, tentei fazer o processo com elas no lugar e sofri bastante.

Aqui algumas fotos da troca da bomba... compressor da DH para cima...


Soltei o suporte do compressor da DH para ter um melhor acesso..


.. aqui já com a bomba dágua removida...



Bomba removida, ficando somente o suporte/capa dela.. aproveitem para conferir como está o funcionamento da válvula termostática, que fica na capa da bomba..


Aqui o refil da bomba nova..

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Limpeza Inicial - Carburadores, Distribuidor e Balancins - Brasilia


Diferentemente da maioria dos posts que faço vou escrever pouco nesse, mas vou colocar bastante fotos, vamos lá....

Começo pela limpeza inicial que fiz nos carburadores da Brasilia, limpei tudo com Thinner para PU.

Fotos do antes...








Continua...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Testes Lixamento/Polimento Pintura - Ka


Já comentei em outros posts que a pintura do KA está feia, neste post vou falar um pouco sobre os testes que fiz para chegar na receita que creio que dará um ótimo resultado.

Quando falo que a pintura está feia, não quero dizer que está enferrujado, podre, batido, não é exatamente isto, o que quero dizer é que a pintura está suja, com muitos arranhados de lavagem/secagem, sem brilho, áspera, oxidada e para mim, mesmo que seja o carro da minha mulher, não consigo deixar passar.

Farei num futuro um polimento completo na pintura do Ka, mas para já saber qual será a abordagem já fiz alguns testes.

Primeira informação, não vou conseguir trazer a pintura dos mortos à vida só com politriz e massa de polir, as marcas são mais fundas e vou ter que "gastar" (retirar) um pouco da pintura para trazer a mostra uma tinta limpa, por isto farei um lixamento leve e depois disto sim, sigo com massa de polir e demais produtos, vamos a algumas imagens.

Assim está a pintura atualmente, muitos arranhados e sujeiras diversas..


As sinaleiras não estão muito melhores.. assim como os faróis estão esbranquiçados e os vidros com marcas de chuva. Felizmente tudo isto se resolve.


Iniciei o processo com uma lixa 1500 e depois parti para uma 2500, ambas lixa dágua e na mão com taco, não usei lixadeira. Quando for fazer o carro todo, pretendo usar a lixadeira roto-orbital que tenho.

Assim ficou a lataria após lixada, aproveitei e lixei a sinaleira também.



É importante que o lixamento seja realizado quase sem pressão na mão e em movimentos cruzados retos, nunca em círculos.



Após isto fiz o polimento manual com massa de polir nº2. Para fazer o carro todo irei utilizar a politriz, mais pela comodidade do que pelo acabamento, visto que dá para deixar muito bom o acabamento usando o braço.


A esquerda da fita polido, a direita sujo ainda.


Nesta foto dá para ver a "linha" esbranquiçada na esquerda, da parte ainda não polida.


Só para mostrar bem o contraste, aqui uma foto do antes novamente..


.. e agora do depois no mesmo local.


Estimo que irei levar de 3 a 4 dias de trabalho para fazer o polimento completo no carro, a vantagem é que depois é só questão de manter, lavando/secando com cuidado e aplicando cera regularmente.


No próximo post sobre o Ka vou mostrar algumas fotos da desmontagem do cabeçote do motor, e se os Correios colaborarem a montagem.

Grande abraço, 
Paulo