quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Reparo Freios - Brasilia


Quando eu comprei a Brasilia eu sabia que tinha um probleminha nos freios, era preciso bombar o freio umas 2 vezes para freiar bem. Outra característica é que o consumo de fluido de freio estava alto, na primeira semana com ela usei mais de 500ml, sabia que para algum lugar este fluido estava indo e não via nada no chão.

Resolvi então revisar o sistema para desvendar o mistério, que na prática foi mais rápido do que previa. Ao levantar o tapete de borracha do motorista eu senti um pouco de umidade no carpete. Levantei o carpete e... susto.

Assim estava o assoalho na parte dos pedais, o conduite de freio rompeu justamente ali. Cada freiada lavava o assoalho com fluido de freio.


Passado o susto, fui avaliar o estrago e por sorte estava mais feio do que prejudicado. O que dá para ver nas fotos era o emborrachamento (tinta) que tinha no assoalho que levantou por causa do contato com o fluido. Menos mal, limpei tudo e deixei pronto para no futuro passar uma tinta.

Indo em frente na revisão dos freios, preferi trocar os discos ao invés de dar o famoso "passe" nos que estavam no carro, o motivo é que os discos eram os originais de 1979...


Eu aproveitei os retentores dos rolamentos nos discos novos, estavam em perfeito estado..


"...entao é Natal...", peças compradas para fazer a revisão, os conduítes de freio esqueci de tirar foto, mas vieram no comprimento correto, foi só dobrar com cuidado na mão mesmo e montar.



Discos montados


Vamos então para as pinças dianteiras. Muita gente não recomenda separar/abrir elas para limpar, porém: 1- os pistões delas estavam bem travados, 2- não consegui tirar as pastilhas sem abrir e 3- deu vontade.

Segui as dicas que o Tonella dá no canal do youtube dele nesta sequência de 5 videos: https://youtu.be/YClv2hF7hdM




Abrir foi facil..



Para limpar as pinças eu usei uma técnica de jato de areia caseiro, vocês conseguem mais informações buscando no google pelo termo: "DIY Homemade Soda Blaster"

O resultado é bem interessante, vejam os antes/depois



Depois de jateadas e limpas (usei ar comprimido e água para limpar os dutos), eu pintei elas de preto PU. Serei sincero que gostei mais delas prata, mas fica para outra revisão.


Depois de pintadas eu montei novamente os pistões com seus reparos e segui em frente na remontagem completa



Depois de montada a frente, fui para a parte de trás. 

Lonas e tambores não estavam muito gastos, porém os cilindros de roda estavam estourados, fiz uma limpeza geral e troquei os cilindros de roda por novos.






Faltaram fotos do depois, mas com tudo montado aproveitei para regular o freio traseiro, o pedal subiu bem e o problema de baixar fluido foi resolvido com a troca do conduíte que ligava o cilindro mestre à parte traseira do carro.

No próximo post da Brasilia: "No primeiro dia de chuva que peguei com a Brasilia reparei uma goteira vindo da churrasqueira..."

Fiquem ligados.

Abraço,
Paulo

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Manutenção Inicial - Ford KA


Vamos relembrar como estava o motor do KA quando peguei ele..


Não bastasse a sujeira, o carro estava falhando muito, sem força alguma, foi um sacrifício trazer ele para casa. 

Resumindo a história longa, o mecânico que mexia no carro antes montou os cabos de vela em ordem inversa e falou para a ex-dona do carro que tinha que "fazer o motor" do carro.

Depois de muita dificuldade em achar a informação correta, montei cabos de vela na ordem certa (o 1º cilindro é o próximo as polias, não o próximo ao volante do motor) e o carro passou a funcionar de forma muito melhor, força quase normal, lenta mais lisa, sem morrer ao acelerar, bom outro carro.

O natal chegou antes para o KA também...


Mas antes de mexer mais na mecânica (o carro estava andando já) resolvi começar a trabalhar na infiltração de água gigante que o carro tinha.

Para isto tirei a churrasqueira, limpadores e iniciei a limpeza..




e saiu sujeira... este tanto eu tive que tirar de colher...


Com tudo limpo pude ter uma noção melhor de como funciona o escoamento da água da chuva que cai naquela região


Aproveitei e troquei o filtro de ar da cabine, estava precisando


Remontei tudo e.. a água continuava entrando.. fiz algumas pesquisas no Google e vi o pessoal falando que a água entra pela base da caixa do filtro de ar da cabine, pela entrada da caixa de evaporação do ar condicionado e pelas borrachas de vedação dos chicotes, que tem nos dois lados do carro próximo a churrasqueira.

Eu coloquei silicone, deixei secar.. testei... continuou entrando água.

O que resolveu foi isolar tudo com massa de calafetar, seguindo a dica do Blog Ford Fiesta GLX

Desde então, não entrou mais água dentro do carro, mas eu tinha que limpar o carro por dentro, porque o cheiro de aquário sujo estava complicado de aguentar... 

Isso é assunto para o próximo post onde vou falar um pouco sobre o desmonte, limpeza, pintura do assoalho com Hammerite e isolamento com manta asfáltica.

Abraço a todos, 
Paulo


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Video - Aplicação Manta Asfáltica no Assoalho - Brasilia

Olá pessoal,

Fiz a aplicação da manta asfáltica no assoalho da Brasilia e ao invés de fazer fotos do processo resolvi fazer um vídeo e postar para vocês.

Espero que gostem.

Abraço!

Manta Asfáltica Portas - Gol


A idéia surgiu depois que eu e um amigo trocamos os alto-falantes das portas do Golf 2010 dele, fiquei impressionado em como o som era bom para os alto-falantes que tinha, e reparei que uma característica era que as portas do carro eram praticamente seladas, não tinha aberturas tapadas por espuma fina como o Gol, era tudo tapado com lata rebitada ou parafusada.

Pensei.. por que não?

Vi tutoriais na internet e resolvi colocar a mão na massa.

Para não gerar suspense, segue a conclusão: ficou bom! :D

Vamos as imagens:

Primeiramente, esta foi a manta que utilizei. Também conhecida por fita asfáltica. Em um lado ela tem um acabamento prateado/metalizado e no outro é a manta asfáltica mesmo (preta) já com cola para grudar na superfície.



Indo para o carro, a porta do tem este abertura/furo/corte/desenho...


Que é coberto por este material que parece uma mistura de espuma fina e plastico


Primeiro passo foi afastar um pouco a forração de porta e marcar com uma caneta até onde a forração fica, assim eu saberia até onde colar a manta asfáltica depois.


Depois recomendo começar a retirar a cola que fica grudada na lataria. Eu poderia ter usado solvente/thinner ou desengraxante, mas na época fiquei com medo de estragar a pintura. Por fim, usei apenas o soprador térmico e um cartão de credito vencido


Até que funcionou bem, aqui vai um antes/depois



Depois disto, decidi onde iria colar a manta na parte interna da porta, havia a manta original, porém em vários pontos ela não existia


Depois de decidido, ai sim, usei solução desengraxante para limpar bem a lataria e garantir a aderência da cola da manta asfáltica. Isso é muito importante, caso contrário a manta não cola direito e qualquer calor solta ela da lataria.


Feito isto, comecei a colar a parte externa. Depois de encostar a manta, eu usava o soprador térmico para esquentar ela um pouco e com os dedos moldava no relevo da porta.


Nas aberturas, eu usei a própria espuma original. Colando em pequenos pedaços ou cortando conforme o desenho da abertura e colando por dentro da manta.



Assim fiz até cobrir a porta toda, não deixando nenhuma abertura exposta. Logicamente os furos de escoamento de água que ficam na parte de baixo da porta não foram mexidos.



No suporte dos alto-falantes, eu também tentei selar o suporte o melhor possível, para que vazasse menos pressão sonora(?, não sei se é o termo correto) por ali e depois abri um furo para que a porta funcionasse como uma caixa selada.


Fiz isto para as 4 portas e finalizei o serviço muito satisfeito. Fiz em uma tarde de sábado isto tudo. 

Gostaria de trazer meu ponto de vista sobre vantagens e desvantagens que considero para finalizar este post.

Vantagens:
  • Redução de ruido externo: Melhorou bastante o isolamento acústico do carro quando com os vidros fechados.
  • Melhora significativa no som dos alto-falantes que uso nas portas: uso um kit 2 vias Bravox 6", sem cortar as frequências mais baixas, começou a dar para sentir uma batida do som que antes praticamente era imperceptível, os graves e médios ficaram mais pronunciados
Desvantagens:
  • A principal e mais clara é a dificuldade no caso de ter que dar manutenção nas máquinas de vidro, canaletas, miolo da chave ou travas elétricas. Colei a manta por cima de tudo, inclusive parafusos. Ela adere muito bom e tirar ela é um inferno.
  • Peso: querendo ou não, ao aplicar a manta no carro, você está inserindo peso no conjunto todo, ai depende de cada um avaliar se isto é importante ou não.

Próximo post do Gol será sobre a reforma das forrações de porta, fiquem ligados.

Abraço, 
Paulo
















quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Primeiros Socorros - Brasilia


Logo que peguei o carro, já comecei as funções para deixar o carro mais confiável.

O dono anterior disse que usava muito pouco, porém sempre que usava notava que o fluido de freio baixava e que o pedal estava baixo.

Quando andei nela na primeira vez já me assustei com o freio quase no final do curso, porém ainda assim o carro freiava. Minha base de comparação é uma Brasa 76 que eu tive antes (logo farei um post sobre ela). A grande diferença que eu notei é que esta 79 usa o freio com dois canais (circuito duplo) ao invés de um (circuito simples) como na 76. Acho que por isso que ela ainda freiava, hehe, se não fosse isto....

Começando as funções, tirei tapete, carpetes e etc, e achei onde o vazamento está acontecendo. Era no conduíte de freio que leva o fluído lá para atrás, ele furou bem ali embaixo do pedal de freio, só pisar no freio que lavava de fluido o assoalho.



Descobri onde que os 500ml de fluido que completei nestes ultimos dias foram parar.... aproveitei e já limpei bem, no futuro vou passar mais um emborrachamento.

Aproveitei e tirei a pedaleira já para limpar tudo, trocar o kit de acionamento do acelerador, que estava com um pouco de folga, e aproveitei para trocar cabo do acelerador e embreagem,


Surpresa foi a borboleta da regulagem da embreagem original e perfeita ainda. :D


Apenas como curiosidade, resolvi fazer um teste na pintura que estava bem esbranquiçada, usei só massa de polir, estopa e braço, a diferença é perceptível até nas fotos.


O quadrado mais escuro é onde a pintura foi trabalhada com a massa de polir. No caso, o esbranquiçado é uma mistura de riscos de lavagem com oxidação da tinta.



Próximo post da Brasilia será sobre a troca do conduíte do freio e revisão dos acionamentos, pinças e flexíveis.

Abraço!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Apresentando - KA


O terceiro membro da garagem atualmente é o Ford KA 98 da minha esposa.

Compramos o carro a cerca de 3 meses e ainda há bastante coisa a ser feita nele até que fique 100% revisado.

O carro tem o motor Endura 1.0, ar-condicionado (desativado por hora), vidros e travas elétricas.

Eu nunca tinha dirigido um KA antes, me surpreendi positivamente com o carrinho, acelerador leve, embreagem macia (é hidráulica) e o freio muito sensível que passa uma segurança muito grande.

Mesmo para mim, que tenho 1,96m de altura, o carro não é apertado na frente, agora se eu estiver dirigindo, atrás do meu banco que fica no final da regulagem do trilho, o espaço é muito reduzido. De qualquer forma, olhando de fora não da para se ter noção do espaço interno do carro que é muito bom.

Ele tem vários detalhes que quero resolver, o ar-condicionado não funcionando ainda, o capo com uma pintura mal feita, a pintura no geral muito judiada e um tec-tec no motor que pelo que vi pode ser alguma coisa referente as válvulas  (já troquei esticador e o ruido permanece).

Enfim, vocês vão saber mais sobre o carro e sobre o que já fiz nele nos próximos posts, por hora vamos a imagens do dia que busquei:

Sofrido por fora...



Bem inteiro por dentro..



Tirando as forrações de porta que estão se soltando..


Motor bem sujo.. creio que tanto quanto o mecânico que antes mexia neste carro. A quantidade de gambiarras que tinha era impressionante.

Fica por aqui o post de apresentação do KA, agradeço pelos views.


Abraço, 
Paulo