quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Motor Travando - Brasilia


Como comentei no post sobre a pintura das latas do motor, depois que montei tudo novamente tive um problema, o motor estava travando.

Por sorte antes de dar partida eu resolvi girar o motor com a mão para conferir se estava tudo correto, se não tinha nenhuma lata pegando e coisas do tipo, mas para minha surpresa o motor não girava mais que 90º em cada sentido. (horário e anti-horário).

Como lavei o motor externamente com água quando limpei o cofre, mesmo tampando todas as entradas, achei que eu pudesse ter causado por descuido um calço hidráulico, porém o óleo estava normal sem água misturada, tirei as velas e coloquei uma vareta para dentro dos cilindros e não tinha água.

Meu próximo raciocínio é que alguma válvula tivesse ficado presa por algum motivo, tirei os balancins e realmente havia uma valvula "apertada" para dentro no cabeçote do lado do motorista, mesmo sem os balancins, então pensei "deve ser carbonização na haste da valvula, vou colocar um pouco de car 80 para soltar a sujeira".. bom, coloquei car 80 pela admissão (a válvula era de admissão) e nada.. coloquei então um pouco de oleo.. e nada dela voltar, resolvi então pressionar ela mais e ver se ela destravava..

Depois de um aperto a valvula foi no fim de curso de acionamento e voltou para a posição de repouso, pensei "problema resolvido", mas ao girar o motor, novamente, ele não completava uma volta...

Fiz um post no forum Fusca Brasil (recomendo o forum a todo mundo que gosta de Fuscas e derivados, o pessoal é muito gente boa e tem muita gente que conhece MUITO por lá) e o consenso era: algum parafuso ou porca caiu para dentro do motor.

Eu achei que não podia ser isso, porque cuidei bastante, na hora que tirei os coletores de adm coloquei sacolas no cabeçote, depois que lavei o motor coloquei fita crepe nas aberturas..

Mas não havia outra forma, eu ia ter que tirar o cabeçote para conferir o que estava errado, então..


Maldito parafuso!!!

Todo o stress era por causa de um parafuso! Menos mal por fim, nem fiquei brabo porque isso foi falta de atenção minha. Tirei o parafuso, remontei o motor e estou rodando feliz desde então.

Uma duvida que surgiu na época é se teria que tirar o motor do carro para afastar o cabeçote, bom a resposta é que não. Inclusive, é possível tirar o cabeçote se desrosquear os prisioneiros mais compridos do bloco, ao menos no caso da Brasilia, mas como é simples de sacar o motor, talvez seja mais interessante baixar ele e não mexer nos prisioneiros.


Algumas fotos adicionais...




E com esse final feliz termina este post, nem preciso dizer o alívio que tive quando vi que tudo estava sendo causado por um parafuso.

Para o próximo post da Brasilia, fotos do processo de instalação dos parafusos esféricos nos balancins.

Abraço!
Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário